GRAU e SAMU são tema de reunião de Coren-SP e Cremesp – Coren-SP

GRAU e SAMU são tema de reunião de Coren-SP e Cremesp

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) foram pauta de reunião dos presidentes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha, além de Vagner Urias, primeiro-tesoureiro do Coren-SP, em 22 de julho. Na ocasião, debateu-se questões referentes à Portaria 2048, a qual normatiza o funcionamento do SAMU, suas Centrais de Regulação e Grupo de Resgate e Atenção às Urgências, em Municípios e regiões de todo Brasil.


Vagner Urias, primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Presidentes do Cremesp, Mauro Aranha, e Fabíola de Campos Braga Mattozinho, do Coren-SP

A priori, o foco é compreender o contexto da prática dos profissionais de Enfermagem e de Medicina. Com esse intuito, será realizado um encontro envolvendo especialistas dos dois Conselhos e representantes dos dois serviços de urgência. A meta é elencar sugestões de melhorias e adequações à Portaria que já está para completar 15 anos.

Essa ação é desdobramento de um fórum promovido ao término de 2015 pelo Grupo Técnico de Urgência e Emergência do Coren-SP, que apurou complicadores à boa prática e de difícil condução se não houver uma revisão na normativa.