Gerenciamento em Enfermagem e atuação dos RTs são discutidos em Campinas

Temas de grande importância relativos à atuação do enfermeiro como gestor foram debatidos no evento “Gerenciamento em Enfermagem: Atuação dos Responsáveis Técnicos”, realizado pelo Coren-SP em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp) na última terça-feira (29), no auditório da universidade, em Campinas.

As palestras e conferências duraram o dia todo e contaram com a participação de 330 profissionais de Enfermagem, em sua maioria enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs).


Rosana Garcia, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, José Carlos de Oliveira e Mauro Antônio Pires Dias da Silva

“A participação de todos nós neste evento é de extrema importância. O primeiro compromisso da atual gestão do Coren-SP é com o profissional de Enfermagem”, disse a presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, durante a mesa de abertura do evento, que também contou com a participação do vice-presidente da autarquia, Mauro Antônio Pires Dias da Silva. “Todo espaço para refletir é um espaço necessário. Aproveitemos para refletir e tornar a Enfermagem uma profissão mais crítica”, sentenciou.


Paulina Kurcgant falou sobre as competências ético-políticas do profissional de Enfermagem

A mesa também teve a presença da coordenadora de Enfermagem do município de Campinas, Rosana Aparecida Garcia e do diretor do curso de Enfermagem da PUC-Campinas, José Carlos de Oliveira.

A primeira conferência do evento foi a “Importância das competências ético-políticas no gerenciamento em Enfermagem”, proferida pela professora Paulina Kurcgant, da Universidade de São Paulo (USP) e moderada pela presidente do Coren-SP.

Paulina frisou a importância da dimensão ético-política no trabalho do profissional: “essa dimensão permeia todas as ações da Enfermagem”. A professora também destacou a necessidade da tomada de consciência de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem sobre seu próprio trabalho: “ainda não temos consciência da importância de nossa atuação na equipe multiprofissional e na sociedade”, concluiu.


Paulo Cobellis Gomes destacou as interfaces entre os Responsáveis Técnicos e as Comissões de Ética de Enfermagem

Na parte da tarde, o conselheiro Paulo Cobellis Gomes, fez a palestra “Constituição das Comissões de Ética de Enfermagem e a participação dos Responsáveis Técnicos”, moderada pelo vice-presidente do Conselho, Mauro Antônio Pires Dias da Silva.

Em sua fala, o conselheiro destacou umas das principais funções de uma Comissão de Ética de Enfermagem: “As CEE também existem para proteger os profissionais de Enfermagem das instituições onde existem essas CEEs”.


Fernanda Fugulin falou sobre dimensionamento de pessoal de Enfermagem

 A palestra “Dimensionamento de profissionais de Enfermagem: desafio gerencial para uma assistência de qualidade” foi ministrada pela professora Fernanda Togeiro Fugulin, da Universidade de São Paulo (USP)  e moderada pela conselheira Maria Cristina Komatsu Massarolo, também professora da USP.


A conselheira Maria Cristina Massarolo moderou a palestra sobre dimensionamento de pessoal

Outro tema que encerrou o encontro: “Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no processo de trabalho do enfermeiro”, proferida pela conselheira Consuelo Garcia Correa e moderada pela coordenadora de Enfermagem do município de Campinas, Rosana Aparecida Garcia.

“É importante que o profissional tenha conhecimento legal e ético mínimo. Precisamos conhecer pelo menos a lei do exercício profissional da Enfermagem, nosso código de ética e o código de defesa do consumidor”, explicou Consuelo.


Consuelo Correa falou sobre SAE, em palestra moderada por Rosana Garcia

A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, ainda tomou a palavra no encerramento do evento, e se mostrou bastante satisfeita com o andamento dos trabalhos realizados durante o dia: “Vou para a minha casa pensando em vocês e neste encontro, que tenho a certeza que foi extremamente interessante e produtivo para todos nós” , concluiu.