Evento no Instituto da Criança discute a ética no Processo de Trabalho da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) é um grande incentivador do debate relacionado às questões éticas do exercício da profissão. Nesta sexta-feira (18), o conselheiro Paulo Cobellis Gomes, responsável pelas Comissões de Ética de Enfermagem (CEE), participou do 1º Simpósio do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP sobre o tema.


O conselheiro Paulo Cobellis durante palestra aos profissionais do Instituto da Criança

O encontro reuniu enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem de diversas instituições, sobretudo membros de CEE. Durante sua palestra, intitulada “Reflexões Éticas Relacionadas ao Processo de Trabalho da Enfermagem”, Cobellis tratou do relacionamento entre membros da equipe: “A Enfermagem trabalha, sobretudo, com dois suportes: o ético e o legal. E podemos dizer que só há ética quando há diálogo”.


O conselheiro ao lado de profissionais de Enfermagem participantes do encontro

Outro tema delicado abordado pelo conselheiro foi o papel da Enfermagem no cuidar, inclusive diante da perspectiva eminente da morte do paciente: “Uma pesquisa recente aponta que o Brasil é o terceiro pior lugar do mundo para se morrer. Precisamos estar preparados para lidar com tudo isso”, concluiu.