Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP é redesignada como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) foi redesignada como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPSS) para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem para o período de 2018 a 2022. 

A escola mantém-se desde 1988 como Centro Colaborador da ONU, sendo a única escola de enfermagem do Brasil e da América Latina voltado ao desenvolvimento da pesquisa em enfermagem a colaborar com a OMS e a OPS. 

“No ano em que comemora 65 anos de atividades e 30 anos como Centro Colaborador, tal redesignação é acolhida por esta escola com satisfação e também com muita responsabilidade pelo compromisso assumido, que por certo contribuirão com o avanço da enfermagem e da saúde”, comemorou a diretora da EERP, Maria Helena Palucci Marziale. 

Anualmente, cabe ao Centro Colaborador apresentar seu relatório de atividades à OPS/OMS, para avaliação. A cada quatro anos, além dos resultados obtidos, deve submeter seu plano de ação para o próximo quadriênio, alinhados às áreas e prioridades de atuação da OPS/OMS. 

As atividades que serão desenvolvidas pela EERP como Centro Colaborador da OPS/OMS serão:

  • Colaborar no fortalecimento da pesquisa em enfermagem para o desenvolvimento de recursos humanos e da prática em enfermagem nas áreas prioritárias. 
  • Colaborar no fortalecimento e expansão da divulgação de informações e conhecimento com ênfase em enfermagem e saúde. 
  • Contribuir com a OMS/OPS para fortalecer o desenvolvimento de docentes em enfermagem por meio da formação e atualização em pesquisa para melhorar a qualidade científica e o currículo de enfermagem.