Enfermagem unida pela jornada de 30 horas semanais

“Enfermagem unida pela jornada de 30 horas semanais”. Essa frase, destacada em uma faixa no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, resume a luta de toda a categoria nestes últimos dias. O projeto de lei 347/2018, sugerido pelo Coren-SP à deputada Analice Fernandes, estava com votação prevista para a noite da última quarta-feira (18), mas ela foi adiada para esta quinta (19) – mas a votação foi novamente adiada, desta vez para a próxima terça-feira (24).

O projeto prevê a jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem que exerçam as funções no poder público, rede privada e filantrópica no estado de São Paulo e recebeu uma emenda proposta e encaminhada pelo Coren-SP, para que constasse em seu artigo 1º que a jornada fosse estabelecida “sem redução de salários ou vencimentos”.

Dezenas de profissionais de enfermagem de todo estado estiveram presentes na sessão, mobilizados para cobrar dos deputados que o projeto fosse votado e aprovado. Dentre os representantes do Coren-SP, compareceram o vice-presidente Cláudio Silveira e os conselheiros Marcos Fernandes e Gergezio Souza.

O Coren-SP permanece dialogando com as autoridades e incentivando a participação dos profissionais na cobrança das deliberações sobre os projetos. A propositura do projeto pode ser acompanhada neste link do site da Assembleia Legislativa.