Encontro discute o Processo de Enfermagem na rede municipal de Campinas

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) está empenhado em disseminar a adoção do Processo de Enfermagem no cotidiano dos profissionais e abordou o tema  na  última  quinta-feira (21/10), durante “IV Encontro Municipal de Enfermagem”, realizado em Campinas. O evento foi promovido pela Área Técnica de Enfermagem do Departamento de Saúde da Prefeitura, em parceria com o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (CETS).


A conselheira Consuelo Garcia Correa, que falou sobre Processo de Enfermagem, ao lado da coordenadora da Área Técnica de Enfermagem da SMS de Campinas,  Rosana Garcia, e da professora Dalvani Marques

A conselheira Consuelo Garcia Correa representou o Coren-SP no encontro, abordando o tema “Processo de Enfermagem no cotidiano dos serviços de saúde”. Ela destacou a importância do trabalho de Enfermagem ser executado de forma consistente e científica, por meio da SAE (Sistematização da Assistência em Enfermagem). “Conquistaremos visibilidade social quando tivermos resultados a oferecer”, afirmou.

Consuelo também esclareceu em sua palestra o papel dos técnicos e auxiliares de Enfermagem, inclusive para o correto funcionamento do Processo de Enfermagem: “Eles trazem feedbacks importantes para a contextualização do cuidado”, destacou.

Dalvani Marques, professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, também deu suas contribuições aos debates, ministrando uma palestra sobre “As classificações de Enfermagem e a potência na qualificação da assistência e do cuidado”.

Após as palestras, houve uma breve discussão entre os profissionais presentes, que integram a rede municipal de Campinas, visando a implantação do Processo de Enfermagem no serviço. Participaram desta mesa Rosana Garcia, coordenadora da Área Técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Briginia Kemp, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, além das duas palestrantes, Consuelo Garcia e Dalvani Marques.

Grupo de Trabalho da SAE

O SAE é um importante instrumento para o aprimoramento do raciocínio clínico do enfermeiro e a conquista de melhores resultados na assistência prestada aos pacientes. Por isso, o Coren-SP criou um Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema, com o objetivo de elaborar estratégias de abordagem do Processo de Enfermagem e promover a organização da forma de trabalho entre as instituições de saúde e os profissionais. A autarquia também realiza cursos sobre o tema, por meio do Coren-SP Educação, com o objetivo de disseminar esta prática junto à categoria. 

O GT elaborou um guia sobre Processo de Enfermagem, que pode ser acessado gratuitamente aqui, assim como outros guias publicados pelo Coren-SP