Empossada CEE da Santa Casa de Araras

Os conselheiros Alessandro Correia Rocha e Lourdes Maria Werner Koeppl deram posse na tarde de segunda-feira (5) a nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Araras, na região de Campinas. Durante a cerimônia, foi destacado o importante papel desempenhado pela CEE. “A atitude da CEE vai influenciar como um todo no hospital. Se vocês tiverem uma comissão de ética forte vocês terão uma Enfermagem forte”, garantiu o conselheiro.

A Responsável Técnico do hospital, Simone Fioramonte, o administrador Régis Olivério e os conselheiros Alessandro Rocha e Lourdes Koeppl

Antes da posse foi realizada uma breve explanação sobre o papel das comissões de ética, que têm caráter educativo, consultivo, conciliatório e fiscalizatório, e não punitivo. Alessandro também sugeriu aos profissionais que levem às reuniões mensais da CEE questões envolvendo a segurança do paciente.

O conselheiro Alessandro Rocha falou da importância da CEE aos profissionais da Santa Casa de Araras

Ao destacar a dimensão ético-política do processo de trabalho da CEE, a conselheira Lourdes Koeppl falou da necessidade de maior engajamento dos profissionais nas questões da Enfermagem. “Somos a segunda maior categoria do país, atrás somente dos metalúrgicos, e temos apenas um representante na Câmara temos que nos envolver mais”, recomendou. 

A nova presidente da CEE, Juliana Moscardi, e os conselheiros Alessandro Rocha e Lourdes Koeppl

A nova presidente da CEE, Juliana Moscardi, destacou a oportunidade de aprendizado. “Quero contribuir com a instituição e com os colegas da Enfermagem. Vou me empenhar para somar, em vários aspectos”, disse. A enfermeira Simone Fioramonte, Responsável Técnico do hospital, disse que o objetivo é que a CEE atue junto à prevenção de riscos, participando no planejamento do núcleo de segurança do paciente. “Temos uma gestão compartilhada e trabalhamos em parceria para melhorar a segurança do paciente e a humanização do atendimento”, revelou. A posse da CEE foi prestigiada, ainda, pelo administrador do hospital, Régis Olivério, e pelo gerente de Recursos Humanos, Marcelo Volpi.

Os conselheiros Alessandro Rocha e Lourdes Koeppl com os profissionais do Hospital Santa Casa de Araras