Diretoria Itinerante: Conselheiros se reúnem com profissionais de Campinas e região

A nova gestão do Coren-SP, que está à frente da autarquia desde o início de 2018, tem como principal meta aproximar o Conselho dos profissionais de enfermagem. Para isso, percorrerá todas as regiões do Estado para dialogar com a categoria nas instituições de saúde e de ensino. Na última quarta-feira (31), a presidente Renata Pietro esteve em Campinas, levando o programa Diretoria Itinerante para a região. As atividades foram marcadas por muita participação dos profissionais de diversas cidades.

Uma reunião na subseção de Campinas contou com a presença de enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) de diversos municípios da região, como Piracicaba, Jundiaí, Paulínia, entre outros

Renata Pietro, presidente do Coren-SP, coordenou a conversa com a enfermagem de campinas e região. Foram tratados assuntos como violência, comissões de ética, educação, fiscalização e muitos outros

A diretoria do Coren-SP, composta pela presidente, Renata Pietro; pelo vice-presidente, Cláudio Silveira; primeira-secretária Eduarda Ribeiro; segundo-secretário, Paulo Cobellis; primeiro-tesoureiro, Jefferson Caproni e segundo-tesoureiro Edir Gonsaga, foi acompanhada pelos conselheiros Rosana Garcia, Eduardo Fernando, James Santos, Regiane Teixeira e Adriana Botelho. Os profissionais ficaram à vontade para fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a atuação do Coren-SP na região, tratando de temas como educação, comissões de ética, violência, enfermagem militar e lutas da categoria, como a jornada de 30 horas.

Público participou da reunião fazendo perguntas, esclarecendo dúvidas e levando demandas da região de Campinas à diretoria do Coren-SP

“A ideia da nossa gestão é romper com a visão punitiva e buscar cada vez mais a atuação educativa, inclusive ampliando as atividades do Coren-SP Educação, levando mais cursos às subseções”, disse Renata.

Além da reunião com os profissionais na subseção, a agenda da diretoria do Coren-SP contou com visitas a instituições de saúde como a Maternidade de Campinas…

Outro tema de destaque foi o papel da fiscalização. Muitos RTs presentes notaram que a fiscalização do Coren-SP tem exercido papel de parceira com a enfermagem, auxiliando na melhoria das condições de trabalho nas unidades de saúde. “A presença de um órgão de fiscalização em uma instituição de saúde pode dar respaldo para pedir melhorias para a instituição”, disse Cláudio Silveira.

…e o Hospital Stella Maris

O segundo-secretário do Coren-SP, Paulo Cobellis, construiu uma ata contendo as principais demandas da região de Campinas ao Coren-SP e que servirá como pauta de trabalho do Conselho na região para os próximos anos. Ele também estimulou a participação dos profissionais da formação de novas Comissões de Ética de Enfermagem: “O trabalho com as Comissões de Ética de Enfermagem tem sido fantástico, aconselho a participação, pois aprendemos muito com elas”, explicou.

Visitas a instituições

Além da reunião com a enfermagem local, a diretoria e os conselheiros do Coren-SP visitaram as instituições: Maternidade de Campinas, o instituto educacional ISI e o Hospital Stella Maris. Também estiveram no SinSaúde (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde) de Campinas e Região. O segundo-tesoureiro Jefferson Caproni considerou “importante a integração entre as entidades e instituições representativas da categoria para a conquista de objetivos comuns da enfermagem paulista”.

Saiba mais: Coren-SP participa de atividades em Barretos e São José do Rio Preto