Dia Roxo pela epilepsia: combata o preconceito

 

O Purple Day, ou Dia Roxo, celebrado no dia 26 de março, é um dia de esforço internacional dedicado à conscientizar pessoas sobre a epilepsia e combater o preconceito. Foi criado em 2008 por Cassidy Megan, uma criança de nove anos, junto à Associação de Epilepsia da Nova Escócia no Canadá.

A cor roxa foi escolhida para representar a epilepsia por causa da flor de lavanda, que é frequentemente associada à solidão, representando o sentimento de isolamento vivenciado por muitas pessoas com epilepsia. O objetivo do dia internacional de conscientização é mostrar às pessoas com epilepsia de todo o mundo que elas jamais estarão sozinhas.

A epilepsia é uma doença neurológica que acomete uma em cada 100 pessoas. O tratamento é eficaz e controla as crises na maioria dos casos. Entretanto, uma grande parcela dos pacientes não recebe tratamento na América Latina, o que tem consequências graves, como um maior risco de morte prematura. 

A ASPE, Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, com sede jurídica em Campinas, executora oficial da Campanha Global “Epilepsia Fora das Sombras” da OMS no Brasil, desenvolve ações educativas e de divulgação com objetivo de informar a sociedade sobre a existência e importância de tratamento médico e promover a inclusão social .

Convidamos você na semana a se juntar a nós nesta causa humanitária e social.