Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado em 25/11

O mês de novembro traz a data mais importante da hemoterapia brasileira: o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25/11. É por isso que a Fundação Pró-Sangue resolveu dedicar todos os dias de novembro para homenagear esse importante ator da sociedade, que é considerado um herói por muitas pessoas que tiveram suas vidas restabelecidas por meio da transfusão de sangue.

Essa questão assume uma grande relevância nessas últimas semanas, em que os estoques da Pró-Sangue encontram-se em níveis críticos. Nos dois últimos meses, a coleta de sangue registrou uma queda de 20%. Se continuar nesse ritmo, o abastecimento dos hospitais pode ficar comprometido. Enquanto em países da Europa e dos Estados Unidos o índice de população doadora é de 5% e 7%, respectivamente, no Brasil é de apenas 1,8%, demonstrando que o país não conseguiu consolidar essa cultura.

De acordo com a Pró-Sangue, é essencial que as pessoas transformem a doação de sangue em um hábito nas suas vidas. Uma vez incorporada em sua rotina, bastaria que elas doassem pelo menos duas vezes ao ano, para que o sangue nunca venha a faltar. De acordo com a legislação brasileira, os homens podem doar a cada 60 dias (no máximo 4 doações nos últimos 12 meses) e as mulheres a cada 90 dias (no máximo 3 doações nos últimos 12 meses).

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e portar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. As informações e pré-requisitos estão disponíveis no site da Pró-Sangue.

Serviço

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira; das 8h às 17h aos sábados, feriados e pontes; e no 1º e 3º domingo de cada mês, das 8h às 13h. Aos sábados o atendimento limita-se a 380 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha, mas há o Agendamento Master, que garante prioridade em todas as etapas do processo.

O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. Acesse os horários de funcionamento no site: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx.

Mais informações podem ser obtidas no Alô Pró-Sangue –  0800 55 0300.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Considerada um dos maiores bancos de sangue da América Latina e centro de referência da Organização Pan Americana de Saúde e Organização Mundial da Saúde, coleta mensalmente aproximadamente 12.000 bolsas de sangue, destinadas a mais de 100 instituições públicas de saúde de São Paulo, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração e Instituto do Câncer. O volume de sangue coletado pela FPS representa cerca de 32% do todo o sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo.

Endereço dos demais postos

Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500
Segunda a sexta-feira (8h às 17h) e 2º e 4º sábados de casa mês (8h às 16h)

Posto Regional de Osasco 
R. Ari Barroso, 355 – Osasco
Segunda a sexta-feira (8h às 16h30) e sábados (8h às 16h)

Posto Mandaqui
R. Voluntários da Pátria, 4227 – Santana
Segunda a sexta-feira (12h45 às 18h)

Posto Pedreira
R. João Francisco de Moura, 251 – Jardim Campo Grande
Segunda a sexta-feira (7h30 às 12h30h)
(conferir o horário no site, pois em alguns dias de novembro a unidade estará fechada por questões operacionais)

Posto Barueri
R. Ângela Mirella, 354 – Térreo – Barueri
Segunda a sexta-feira (8h às 16h)