Coren-SP participa da inauguração de laboratório com simulador realístico em Santos

A conselheira do Coren-SP, Renata Pietro, participou da inauguração do laboratório de Enfermagem com simulador realístico da Unimonte, no campus Vila Mathias, em Santos, em 1º de novembro. O espaço é destinado para treinamento de situações vivenciadas por pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

A conselheira Renata Pietro durante a inauguração do laboratório 

De fabricação sueca, o simulador é digital e tem o tamanho real de um paciente. “O professor programa, por exemplo, a pressão arterial que o simulador vai apresentar, podendo conferir se o aluno fez corretamente a aferição”, explica a coordenadora do curso da Unimonte, Sônia Angelica Gonçalves. O equipamento simula, ainda, várias patologias, para que o aluno as conheça e chegue mais preparado na fase do estágio, quando terá que lidar com seres humanos.Outro diferencial é a construção de uma cabine de vidro, que permite que o professor e os demais alunos acompanhem os procedimentos e verifiquem seus erros e acertos. Além disso, tudo é filmado para garantir a visualização das intervenções realizadas, o debate e as orientações. 

A conselheira responsável pelo Coren-SP Educação, Renata Pietro, considera um diferencial abordar a terapia intensiva na graduação. “Esta não é uma matéria obrigatória no currículo da Enfermagem na graduação. Portanto, fomentar essa área através da prática em laboratório proporciona ao aluno conhecer o cenário da terapia intensiva. Isso é uma inovação”, afirmou.