Coren-SP modera mesa sobre o novo Código de Ética durante o 20º CBCENF

O vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antonio Pires da Silva, moderou na tarde desta terça-feira (7/11) a mesa-redonda “Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem”, que apresentou ao público os principais pontos do novo documento, que será publicado na próxima semana e estará em vigor em março de 2018.

Além de Mauro, participaram da mesa o conselheiro federal Jebson Medeiros de Souza e a coordenadora da câmara técnica de normas e legislação do Cofen, Cleide Mazuela.

O novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem contou com a colaboração de profissionais de todos os estados brasileiros e traz um olhar mais moderno e com linguagem mais acessível à ética profissional de enfermagem.

A presidente Fabíola Campos carregou a bandeira de São Paulo na entrada da delegação paulista

A participação do Coren-SP no 20º Cbcenf não poderia deixar de incluir os Grupos de Trabalho (GTs) da autarquia. Vinculados às Câmaras Técnicas, eles vêm desenvolvendo nos últimos anos um importante trabalho de apoio e orientação às melhores práticas de enfermagem nas mais diversas especialidades.

Também na tarde desta terça-feira, a enfermeira Priscila Pereira das Neves, membro do GT de Saúde da Mulher do Coren-SP, apresentou ao público os resultados do trabalho desenvolvido. O destaque da apresentação foi o Projeto Qualifica Parto: uma capacitação que está em sua segunda edição, voltado a enfermeiros que trabalham com obstetrícia, e que os forma para a prática do parto adequado e humanizado, com base nas últimas evidências científicas.

Conselheiros do Coren-SP participam de ato em defesa do SUS

Os eventos realizados pelo GT também foram apresentados como parte do trabalho educativo desenvolvido pelas Câmaras Técnicas.

A programação do dia 7/11 foi encerrada com uma passeata pelas ruas da Barra da Tijuca em defesa do SUS e do exercício profissional da enfermagem. Conselheiros e membros de GTs do Coren-SP se engajaram na manifestação, que exigiu respeito às atribuições profissionais da enfermagem, ameaçadas recentemente por liminar emitida pela Justiça Federal em favor de uma ação impetrada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Sobre o 20º CBCENF

Realizado no Rio de Janeiro/RJ entre os dias 6 e 10 de novembro, a 20ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, organizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), reúne profissionais, estudantes, conselheiros e funcionários do sistema Cofen/Corens. O congresso conta com estandes de todos os Conselhos Regionais de Enfermagem e com uma extensa programação científica, que inclui mesas redondas, palestras e debates sobre temas como a defesa do SUS, urgência e emergência, terapia intensiva, saúde da mulher e outros.

Além de participar com o estande, o Coren-SP está inserido na  programação científica em mesas redondas sobre atenção ao paciente crítico, ensino da ética e o novo código de ética.

Tecnologia de realidade virtual
Uma novidade tecnológica que ensina sobre o corpo humano de forma lúdica e interativa é a aposta do Coren-SP para o 20º CBCENF. Por meio de três óculos de realidade virtual modelo “HTC Vive”, um dos mais modernos do mercado, montados no estande do Coren-SP, profissionais e estudantes de enfermagem estão fazendo viagens virtuais por dentro do corpo humano. A atração permite que se conheça por meio da realidade virtual os sistemas nervoso e o imunológico. “É bem legal. Na faculdade estudamos os neurônios e as sinapses que ocorrem dentro do cérebro e aqui podemos conhecer como é esse sistema por dentro”, disse o estudante de enfermagem capixaba Izaías Furechi de Souza.

Ele experimentou os óculos de realidade virtual acompanhado de suas colegas Hevellyn Andrade e Raquel Moreira Silva, também estudantes. Os três se mostraram impressionados com a tecnologia. “Com essa experiência nós saímos da teoria que aprendemos na faculdade e temos uma vivência um pouco mais real desse sistema do corpo”, explicou Hevellyn.

Leonardo Boff

Uma palestra magna do teólogo e educador Leonardo Boff foi parte da programação oficial do CBCENF na manhã desta terça-feira.

Dentro do tema “Cuidar da vida: sustentabilidade, espiritualidade e resiliência”, ele falou sobre a necessidade de se unir a espiritualidade às questões da vida cotidiana. Após a palestra, Boff participou de uma sessão de autógrafos de livros.