Coren-SP leva treinamento de Sepse ao Hospital Estadual de Bauru

Com o objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento precoces da Sepse, a conselheira e professora Renata Pietro proferiu palestra sexta-feira (8), no Hospital Estadual de Bauru. A atividade contemplou os profissionais de Enfermagem da Instituição e também do Hospital de Base e da Maternidade Estadual Santa Isabel, numa iniciativa das enfermeiras de educação permanente Simone Felipe Cardoso e Ana Cristina Martins.

Renata detalhou o desenvolvimento Sepse e lembrou que a doença ataca o sistema imunológico, começando como uma infecção que compromete o fluxo sanguíneo. Especialista em terapia intensiva, a conselheira defendeu e estabelecimento de protocolos que envolvam toda a equipe, com treinamento específico, para o aprimoramento da triagem e reconhecimento precoce da sepse. “Quanto mais rápido conseguirmos atuar, melhor será a condição do paciente”, ressaltou.

A  conselheira Renata Pietro e as lideranças das instituições que participaram do treinamento de Sepse

A iniciativa do Conselho foi elogiada pelas enfermeiras Emilene Izu Nakamura Pietro e Juliana Kuroda e pela bióloga Maira de Freitas. Ao final, a conselheira indicou aos profissionais a consulta ao manual “Sepse: um problema de saúde pública”, produzido pelo Coren-SP em parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), e disponível para download.