Coren-SP lança guia sobre Uso Seguro de Medicamentos

O Grupo de Trabalho (GT) de Segurança do Paciente do Coren-SP lançou a publicação  “Uso Seguro de Medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento”, que está disponível em formato digital, para download gratuito.


 

Fruto do trabalho do GT, vinculado às Câmaras Técnicas do Coren-SP, em parceria com a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), o guia aborda o uso seguro de medicamentos pelos profissionais de enfermagem. “Os incidentes relacionados a medicamentos (IRM) estão entre os mais comuns dentro das instituições de saúde. Por ser procedimento corriqueiro da enfermagem, é necessário capacitar esses profissionais para tal prática”, explica a presidente da autarquia, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, no texto de apresentação do guia.

A publicação, de 124 páginas, é dividida em três partes, que tratam dos seguintes temas: Fundamentos e boas práticas para o uso seguro de medicamentos; Aspectos gerenciais do uso seguro de medicamentos e Estudos de caso comentados.

Com abordagem bastante prática, o guia “Uso Seguro de Medicamentos” contém explicações detalhadas de como devem ser feitos cálculos de medicamentos e de gotejamento, estratégias e barreiras relacionadas à segurança no preparo, além de técnicas de gestão segura, como avaliação de risco, análise de causa-raiz, entre outros.

Download

A publicação “Uso Seguro de Medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento” está disponível gratuitamente, em formato PDF.

Além do guia sobre o uso seguro de medicamentos, o Coren-SP disponibiliza outras publicações que podem ser obtidas gratuitamente, também em formato PDF, AQUI.