Coren-SP lança campanha em defesa do SUS – Coren-SP

Coren-SP lança campanha em defesa do SUS

Nos últimos anos, o Coren-SP se posicionou como um grande defensor do SUS e da atuação da enfermagem neste campo, denunciando os impactos do desmonte, do subfinanciamento e dos modelos ineficientes de gestão na saúde pública brasileira. Para reforçar ainda mais essa atuação, o Conselho lançou em dezembro a campanha “Lute pelo SUS”, com o mote: Quem estende a mão para cuidar, também levanta a mão para lutar.  “A nossa luta é em defesa da enfermagem, profissionais de saúde e pela garantia do acesso à população”, diz a presidente Fabíola Campos.

Para disseminar a campanha, o Coren-SP está realizando ações nas mídias sociais, com posts e vídeos, e distribuindo cartazes, panfletos e botons para as instituições de saúde e sociedade, com fotos de profissionais de enfermagem em posição de luta. Participaram da iniciativa a técnica de enfermagem da área de saúde da mulher da rede municipal de Santos, Jenifer Luíza Rocha; a auxiliar de enfermagem da atenção básica de saúde de Campinas, Ivanir Ferreira; e o enfermeiro do SAMU da capital, Marcos Campoy.

O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e tem como princípio a garantia de acesso a todos os cidadãos. Portanto, defender o SUS significa defender milhões de brasileiros.

O subfinanciamento e a ineficiência de gestão estão colocando o SUS em risco e, mesmo com todas as dificuldades, a enfermagem e os profissionais de saúde se empenham diariamente para manter os serviços do sistema. O Coren-SP está firme nesta batalha, lutando por melhores condições para a enfermagem e por uma saúde digna, humana e universal.

Lute pelo SUS. Ele é de todos nós.