Coren-SP implantará Núcleo de Atendimento ao Profissional de Enfermagem (NAPE) no Alto do Tietê

A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, assinou nesta quinta-feira (24) a primeira Parceria Público Privada (PPP) da história do Coren-SP, para a implantação do Núcleo de Atendimento ao Profissional de Enfermagem (NAPE) da região do Alto do Tietê. A iniciativa garante a otimização e economia dos recursos do Conselho, tendo em vista que o espaço onde funcionará a unidade foi cedido pelo Núcleo de Ensino Técnico em Saúde (NETES).

Fabíola Campos assina contrato para implantação do NAPE Tietê 

Com a inauguração do novo NAPE, a gestão 2012-2017 reforça a expansão da rede de atendimento do Coren-SP em todo o Estado, que, esse período, foi ampliada em 50%. “Trabalhamos muito nos últimos anos para aproximar o Coren-SP da enfermagem em todas as regiões do Estado: interior, litoral e Grande São Paulo. Dessa forma, estamos cumprindo as propostas que apresentamos aos profissionais neste mandato”, disse a presidente do Coren-SP no momento da assinatura da PPP. 

Os diálogos com o Conselho para a implantação do NAPE Alto do Tietê tiveram início a partir da atuação do enfermeiro e professor Roberto dos Santos. Ele é responsável pela articulação dos profissionais da região por meio do Grupo de Apoio ao Profissional de Enfgermagem (GAPE), que criou para debater os desafios enfrentados pela categoria. Então, em 2015, ele iniciou as discussões com o então presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires. “A implantação desse NAPE corresponde às demandas dos profissionais da região, que merecem uma unidade do Coren-SP próxima. Estou muito orgulhoso”, disse Roberto. 

 Aureleana Maria M. Gama da Silva, Professor Roberto, Patrícia do Prado e Vagner Urias 

De acordo com as proprietárias do Núcleo de Ensino Técnico em Saúde, as enfermeiras Aureleana Maria M. Gama da Silva e Patrícia do Prado, que cederam o espaço para o funcionamento do NAPE, a iniciativa proporciona a valorização da enfermagem na região e aproxima os profissionais do Conselho. “É uma forma de integrar a categoria da região ao Coren-SP do ponto de vista educacional e administrativo, tendo em vista que o Conselho tem muitos recursos para oferecer aos profisisonais. Além disso, facilita o acesso, já que muitos têm dificuldade de se deslocar até a capital”, disseram.

O NAPE Alto do Tietê será referência para 10 cidades e mais de 20 mil profissionais e deve ser inaugurado na segunda quinzena de setembro.