Coren-SP faz palestra sobre SAE no Hospital São Paulo, da Unifesp

O Coren-SP marcou presença no Hospital São Paulo, na capital, no dia 22/8, onde ministrou uma palestra sobre o tema “SAE/Processo de Enfermagem: Importância e Aplicabilidade” aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da instituição, que pertence à Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo).


Consuelo destacou a necessidade de o enfermeiro saber tomar decisões baseadas em evidências científicas

A conselheira Consuelo Correa, especialista no assunto, levou os profissionais a refletirem sobre a prática diária da profissão e sobre a necessidade da utilização do raciocínio clínico. “Devemos prestar um cuidado baseado na rotina e na tradição, ou será que nossa tomada de decisões deve estar embasada cientificamente? Temos que ter clareza de que ser enfermeiro é saber tomar decisões e ter responsabilidades sobre aquilo que assumimos”, disse.


Profissionais do Hospital São Paulo acompanharam atentamente a palestra: instituição está implantado prontuário eletrônico

Ela explicou que existe uma Resolução do Cofen específica para a prática da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), que é a nº 358/2009. “É muito importante conhecermos não só essa resolução, como toda a legislação que rege nossa profissão. É dessa forma que nos empoderamos e ocupamos nosso espaço”, destacou.

A palestra abordou também a importância de os profissionais conhecerem as teorias da enfermagem e, acima de tudo, saberem como e em quais circunstâncias devem ser aplicadas, pois enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem devem, acima de tudo, ter visão crítica e reflexiva sobre o cuidado que prestam. “Assim como um engenheiro deve conhecer as leis da física, nós temos que saber as teorias que embasam nossa prática”, frisou Consuelo.

Por fim, a conselheira também deixou clara a importância do registro e das anotações de enfermagem, que segundo a conselheira “devem ser tomadas de preferência no momento do cuidado prestado, devendo ser resultado das observações do profissional e não de interpretações e opiniões”.

A vice-diretora de enfermagem do Hospital, Ieda Aparecida Carneiro, comemorou a palestra: “O Processo de Enfermagem permeia todo o nosso trabalho e é um tema que tem tudo a ver com o nosso momento, pois estamos implantando o sistema de prontuário eletrônico”.

Palestras do Coren-SP

Os enfermeiros responsáveis pela educação permanente de equipes de enfermagem ou Responsáveis Técnicos (RTs) podem solicitar palestras ao Coren-SP em suas unidades de saúde.

Os temas são variados, como segurança do paciente, a NR32, a consciência da enfermagem no cuidar, processos éticos, sistematização da assistência em enfermagem, ética e legislação, sepse, entre outros.

Para requisitar uma palestra, o responsável pela educação permanente ou RT deve utilizar o link “Fale Conosco” do portal do Coren-SP.