Coren-SP faz palestra no Hospital Dom Antonio de Alvarenga sobre prevenção de fatores adversos

Em prosseguimento ao trabalho de apoiar a formação continuada dos profissionais de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo fez uma palestra no Hospital Dom Antonio de Alvarenga, na última quarta-feira (5/10), no bairro do Ipiranga, na capital, com o tema “Estratégia e Prevenção de Fatores Adversos”.


O conselheiro listou as dez estratégias para a prevenção de fatores adversos

A convite do setor de educação continuada do hospital, o conselheiro Alessandro Lopes Andrighetto falou aos enfermeiros, técnicos e auxiliares da instituição sobre as 10 estratégias que devem ser adotadas para a prevenção de fatores adversos. “Fator adverso é toda complicação indesejada decorrente do cuidado prestado, sem relação com a doença de base do paciente”, explicou o conselheiro.


Palestra foi realizada a pedido do setor de educação continuada do Hospital Dom Antonio de Alvarenga 

Alessandro listou as 10 estratégias e explicou detalhadamente uma a uma, com exemplos práticos do cotidiano do profissional de Enfermagem. São elas: lavagem das mãos; correta identificação do paciente; comunicação efetiva; prevenção de quedas; prevenção de lesões por pressão; administração segura de medicamentos; uso seguro de dispositivos; procedimentos cirúrgicos seguros; administração segura de sangue e hemocomponentes e utilização segura de equipamentos.


Membros da equipe de Enfermagem do Dom Antonio de Alvarenga que participaram da palestra

“A busca de melhores práticas vai além do nosso conhecimento científico, temos que ter conhecimento ético e da legislação que rege a Enfermagem”, concluiu o conselheiro.