Coren-SP fala sobre Sepse em São José dos Campos

A conselheira e professora Renata Pietro proferiu palestra sobre Sepse, na tarde de terça-feira (28), para profissionais da secretária de Saúde de São José dos Campos. A atividade foi realizada no campus da Universidade Anhanguera, numa parceria com a coordenadora do curso de Enfermagem Sônia Filipini.

O objetivo do treinamento é incentivar o diagnóstico e tratamento precoces da doença, visando a redução do número de mortes. Renata explicou que a Sepse ataca o sistema imunológico e tem início com uma infecção que compromete o fluxo sanguíneo, trazendo prejuízos à microcirculação.  

A conselheira Renata Pietro (ao centro) e profissionais de Enfermagem de São José dos Campos

O estabelecimento de protocolos que envolvam toda a equipe, com treinamento específico, inclusive com a sensibilização dos técnicos e auxiliares e Enfermagem sobre a importância de seus papéis, foram destacados pela professora. “É preciso aprimorar a triagem e estimular o comprometimento multidisciplinar para que haja o reconhecimento precoce da sepse. Quanto mais rápido conseguirmos atuar, melhor será a condição do paciente”, ressaltou.

A Sepse é a maior causa de óbitos nos hospitais brasileiros e 17% dos leitos de UTI são ocupados por pacientes com a doença. “Tempo é vida e o treinamento do Coren-SP nos permitiu ver a importância da participação da Enfermagem neste processo”, destacou o enfermeiro Rubens Gomes dos Santos, da Educação Permanente do departamento Hospitalar e de Emergência da Secretaria de Saúde de São José dos Campos.

Para reduzir as mortes, a conselheira indicou aos profissionais a consulta ao manual “Sepse: um problema de saúde pública”, produzido pelo Coren-SP em parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), e disponível para download. “Ter um livreto focado no tratamento da Sepse e direcionado aos profissionais de Enfermagem demonstra o empenho do Coren-SP na valorização da equipe”, disse a enfermeira Sônia Filipini, parabenizando a autarquia pelo desenvolvimento do trabalho.