Coren-SP fala sobre mídias sociais no HC/USP

A má utilização das mídias sociais que decorrem em processos jurídicos e éticos no exercício profissional de Enfermagem foram os temas de palestra realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo no auditório Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.


Entre outros temas, o conselheiro falou sobre o vínculo entre nossa imagem pessoal e profissional

A apresentação foi realizada na tarde desta terça-feira (16) pelo conselheiro Alessandro Lopes Andrighetto. Entre outros temas, ele falou sobre o vínculo entre nossa imagem pessoal e profissional, o que deve fazer com que postemos informações em nossas redes sociais pessoais munidos de extrema cautela: “Não conseguimos desvincular nossa imagem da instituição onde trabalhamos”, frisou.
 


Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem lotaram o auditório do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP

O conselheiro ainda citou três parâmetros que deveriam ser sempre levados em conta antes de qualquer publicação em mídias sociais: “Primeiro, devo verificar se o que vou publicar é verdadeiro. Em segundo lugar, devo obedecer ao princípio do respeito ao meu semelhante. Em terceiro, se há a real necessidade da postagem em questão”.

Outros destaques da palestra foram exemplos de mau uso das mídias sociais por profissionais de Enfermagem, que não deveriam postar informações ou imagens sobre pacientes nem críticas ao seu próprio local de trabalho. Além disso, foram enumerados artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem que poderiam ser utilizados em relação ao uso de mídias sociais, como o artigo 11, por exemplo.