Coren-SP fala sobre aspectos éticos e legais no 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) participou da mesa redonda “Práticas de Enfermagem em Reprodução Humana”, realizada na manhã desta sexta-feira, 4/11, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), na capital. Na ocasião, a conselheira Maria Cristina Komatsu Massarollo ministrou uma aula sobre o tema “Aspectos Éticos e Legais da Enfermagem na Reprodução Humana”.


A conselheira Maria Cristina Kmotsu Massarollo falou sobre aspectos éticos e legais da reprodução humana

O evento integra o Simpósio do 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana, realizado entre os dias 3 e 5/11, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Maria Cristina abordou as dimensões da reprodução humana: técnico-científica, econômica, social, psicológica, ética e legal. “Em seu exercício profissional, a Enfermagem tem responsabilidades. É o Código de Ética que dá a base para a conduta durante a atuação profissional”, esclareceu.

A conselheira Maria Cristina Kmotsu Massarollo ao lado de participantes do evento 

A conselheira explicou aos presentes as etapas que constituem o processo ético-disciplinar conduzido pelo Coren-SP em casos onde há falta de ética por parte de profissionais e também falou sobre como tomar decisões prudentes: “As decisões prudentes requerem saber executar, reconhecer diferentes pontos de vista, saber expressar argumentos e ter autoconhecimento”, explicou.

Além de Maria Cristina, a mesa-redonda também contou com palestras de Caroline Bianco Lourenço (Acolhimento a casais com falha prévia de Fertilização in Vitro – FIV), Andréa Pegoraro (Atendimento de Enfermagem no centro cirúrgico de reprodução humana) e Ana Cristina Fernandes Silva (Condutas de Enfermagem na pré e pós transferência).