Coren-SP empossa primeira Comissão de Ética de Enfermagem de 2018

O Coren-SP realizou na manhã desta sexta-feira (9/2) a posse da primeira Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da gestão 2018-2020, no Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, em Santo André.

Os conselheiros Claudete Nascimento, Alessandro Rocha e Demerson Bussoni fizeram uma breve exposição sobre Comissões de Ética de Enfermagem…

Os conselheiros Demerson Bussoni, Alessandro Rocha e Claudete Nascimento foram recebidos pelos organizadores do evento: a enfermeira Responsável Técnica (RT) da instituição, Elaine de Oliveira Macedo e os enfermeiros Juliana Toratti de Paula, do serviço de educação permanente, e Cláudio Alves da Fonseca, coordenador do pronto-socorro adulto. 

Antes da cerimônia de posse, os representantes do Coren-SP fizeram uma breve exposição aos membros da equipe de enfermagem que lotaram o auditório da unidade.

Durante a palestra, foram dados exemplos da atuação prática de uma CEE

“A Comissão de Ética cuida unicamente dos aspectos éticos. Os assuntos jurídicos e administrativos pertencem a outra esfera”, destacou Demerson, que também esclareceu que a atual gestão do Coren-SP pretende expandir a quantidade de CEEs atuantes em unidades de saúde em todo o estado de São Paulo.  

O conselheiro Alessandro Rocha fez uma palestra com muitos exemplos práticos, ilustrando a atuação educativa, conciliatória e consultiva de uma CEE. “As pessoas normalmente têm uma ideia negativa da palavra ‘fiscalização’. No caso de uma CEE, ela cumpre o papel de ajudar a melhorar as condições de trabalho da enfermagem”, enfatizou.

Os profissionais de enfermagem do Hospital Dra. Christóvão Gama fizeram uma bonita festa para a posse de seus colegas da CEE

A conselheira Claudete Nascimento, representante dos técnicos e auxiliares de enfermagem, parabenizou os profissionais pela iniciativa de participarem da Comissão e colocou o Coren-SP à disposição de todos. “A gente aprende muito quando faz parte da Comissão de Ética. Eu mesma participo da CEE da unidade onde trabalho”, concluiu.

Após a entrega do certificado de posse, os conselheiros convocaram os membros da nova Comissão de Ética de Enfermagem para uma Reunião Técnica de treinamento, a ser realizada em um prazo aproximado de 60 dias da data da posse.

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEEs são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique AQUI.

Manual

O “Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo“, elaborado pelo Coren-SP, é um guia completo sobre a formação e diretrizes de atuação. Ele pode ser acessado online, gratuitamente.