Coren-SP empossa Comissão de Ética do A.C. Camargo

Os conselheiros Paulo Cobellis e Denis Fiorezi empossaram na tarde desta segunda-feira (1/8) a nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital A.C. Camargo, referência no tratamento e pesquisa do câncer.

Os conselheiros Paulo Cobellis e Denis Fiorezi durante a posse da nova CEE do A.C. Camargo

Durante a cerimônia, o professor Cobellis destacou os principais propósitos da CEE que são garantir a assistência de Enfermagem livre de danos (seja por imperícia, imprudência, negligência ou omissão de socorro) e proteger os trabalhadores, já que atua de maneira sistemática, sempre em busca da verdade. “A partir desta data passa a existir dentro desta casa uma célula do Coren-SP”, disse, ressaltando o papel educativo, consultivo, fiscalizatório e conciliatório da CEE. “Desde que não tenha ocorrido dano ao paciente, a CEE pode pacificar e distensionar as relações que entraram em descompasso”, explicou Cobellis.

O papel educativo da Comissão de Ética foi reforçado pelo professor Paulo Cobellis

O conselheiro Denis Fiorezi falou da importância dos profissionais conhecerem a legislação que rege o exercício da Enfermagem, como o Código de Ética, e lembrou que o Coren-SP disponibiliza plantão diário às Comissões de Ética, pelo telefone 11 3225-6371, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ou pelo e-mail: cee.oficios@coren-sp.gov.br

A gerente de Enfermagem do A.C. Camargo, Isabel Miranda Bonfim, agradeceu a parceria do Coren-SP e a nova presidente da CEE, enfermeira Leila Cristina Orfão da Silva, disse que será um desafio. “É uma responsabilidade muito grande. A imparcialidade e a justiça serão os princípios que perseguirei durante o meu exercício”, afirmou Leila.

Os conselheiros, a nova Comissão de Ética e profissionais do A.C. Camargo

Ao final, a nova presidente da CEE recebeu kit com exemplar do Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, publicação do Coren-SP que detalha o papel da comissão e a forma de atuação.