Coren-SP empossa CEE do Hospital do Câncer de Jaú

As conselheiras Consuelo Garcia e Lourdes Maria Werner Koeppl deram posse à nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Fundação Doutor Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer de Jaú. A instituição, centenária, é referência no transplante de medula óssea no país.

As conselheiras Consuelo Garcia e Lourdes Koeppl empossaram a nova CEE do Hospital de Jaú

Antes da cerimônia, Consuelo destacou o papel dos membros da Comissão de Ética, a importância de agirem sem julgamento de valor, protegendo o profissional e garantindo o direito à ampla defesa. “O papel da CEE é ouvir as pessoas, entender o contexto, para conciliar e promover a prevenção de riscos e danos. Desta forma, será possível avaliar e adequar os processos”, destacou.

A enfermeira Ana Cláudia Ferrari pediu que os profissionais contribuam com o trabalho da CEE

A coordenadora da equipe de Enfermagem da Unidade de Transplante de Medula Óssea da instituição, Ana Cláudia Ferrari, eleita primeira secretária da CEE, destacou aos profissionais a importância de participarem das reuniões da CEE e de contribuírem com sugestões para a melhoria do trabalho.

Membros da CEE e profissionais durante palestra que antecedeu a cerimônia de posse

Já a parceria com o Coren-SP foi destacada pela nova presidente da CEE, Simone Giovanazzi. “A Comissão de Ética é um ganho e uma conquista para qualquer instituição. Esse canal aberto com o Conselho é um apoio para toda a equipe e fundamental para a melhoria do exercício profissional”, ressaltou.

As conselheiras, os membros da CEE e os profissionais da Fundação Doutor Amaral Carvalho

Ao final, as conselheiras entregaram aos membros da CEE e à enfermeira Valentina Bonilha, Responsável Técnica da Fundação, kit com exemplar do Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, publicação do Coren-SP que detalha o papel da comissão e a forma de atuação.