Coren-SP e Unimed promovem palestra sobre segurança do paciente

O Hospital e Maternidade Unimed (HMU) realizou um treinamento em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) na terça-feira, 22 de novembro, em São João da Boa Vista. A palestra Segurança do Paciente, ministrada pela enfermeira Renata Pietro, conselheira responsável pela área de Educação do Conselho, foi voltada para enfermeiros, técnicos em Enfermagem, laboratório, fisioterapeutas, profissionais da assistência em geral e convidados.

O objetivo do evento foi aprimorar constantemente o trabalho dos profissionais, para que eles possam oferecer o melhor atendimento aos pacientes e seus familiares. Renata mostrou a importância dos cuidados, abordou as necessidades de cada área e orientou sobre a adoção de condutas proativas na resolução de problemas, para que o atendimento seja mais eficiente e o colaborador possa exercer sua função da maneira mais plena possível.

Embasada por estudos científicos, também destacou o aumento da complexidade no cuidado em saúde, os avanços científicos da área e teorias que podem ser adotadas como alternativas para a redução de riscos e danos. “O importante é analisar os problemas, desenvolver processos e, com isso, estabelecer barreiras”, destaca Renata.

Na avaliação dos participantes, o treinamento foi um sucesso. A enfermeira Responsável Técnica do Hospital e Maternidade Unimed Laryssa de Almeida Ferreira frisou que a palestra contribuiu para o amadurecimento do profissional de Enfermagem, uma vez que foram trabalhadas questões de gerenciamento de riscos. “O nosso compromisso no HMU é com a humanização e a atenção especial aos nossos pacientes. O treinamento nos permitiu conhecer técnicas para identificar riscos e evitar danos. Certamente a equipe amadurecerá muito”, frisa Laryssa.