Coren-SP é palco do Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação do Cofen

Teve início nesta quarta-feira (9), com a participação de 26 conselhos regionais, o Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação do Cofen. Realizado no auditório da sede do Coren-SP, na capital paulista, o encontro discute a política de comunicação do sistema e se estende até sexta-feira (11).

O coordenador de comunicação do Cofen, Neyson Freire, o vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Dias da Silva, o presidente do Cofen, Manoel Neri e o conselheiro federal Luciano Silva

Durante a abertura, o vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, disse que a comunicação é um dos grandes desafios da atualidade. “Não adianta ter boas intenções se a questão não for comunicada de maneira clara e transparente”, pontuou.

O seminário oportuna a troca de experiências e conehcimentos entre os assessores do sistema

O presidente do Cofen, Manoel Neri, falou da importância de integrar e fortalecer o sistema. “A escolha da sede do Coren-SP para abrigar o seminário simboliza a união e a unidade dos conselhos regionais. A informação é um aspecto crucial de defesa da democracia. Temos que estar preparados para atuar neste novo cenário de uso da tecnologia na comunicação”, afirmou, referindo-se às mídias sociais.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, falou da importância de fortalecer o sistema

O Seminário pretende debater os novos rumos da comunicação, atualizando o conhecimento dos profissionais que atuam nos regionais. “É o pontapé inicial do nosso compromisso de alinhar a estratégia de comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, afirmou o conselheiro federal Luciano Silva, representante de São Paulo.

O coordenador do encontro e assessor de Comunicação do Cofen, Neyson Freire, falou da importância da troca de experiências. “Propomos essa troca de conhecimentos para construir uma política de comunicação que fortaleça e integre os conselhos, aumentando ainda mais a representatividade do sistema, para podermos amplificar a voz da classe que defendemos”, resumiu.

O jornalista Luís Nassif falou da influência da mídia na condução dos regimes democráticos

O jornalista Luís Nassif abriu a programação com a palestra “A democracia e os grupos de mídia”. Ao traçar uma breve retrospectiva histórica do papel da imprensa no controle dos regimes democráticos, Nassif colocou em xeque o modelo de atuação das grandes empresas de comunicação. “O Brasil precisa de uma agenda positiva, prepositiva. Vocês são essenciais para pautar a Saúde brasileira, trazer diagnósticos, humanizar. A boa comunicação é aquela que vai para a boca das pessoas, o boca a boca”, concluiu Nassif.

O jornalista e publicitário Rafael Sampaio falou da importância da estratégia em comunicação

Encerrando a manhã, o jornalista e publicitário Rafael Sampaio abordou os novos rumos da comunicação e apresentou vários cases de sucesso. “A estratégia é a arquitetura do que você vai falar. Hoje você usa mais canais e mais ferramentas para falar o que você precisa e por isso é que ela é mais complexa”, analisou.

Tarde

Giovanna Picillo falou sobre como lidar com jornalistas e veículos de comunicação

“Relações com a mídia. Até onde ir?” foi o tema da palestra da jornalista Giovanna Picillo, diretora da Gpcom Comunicação Corporativa. Ela falou sobre a importância da comunicação digital e os elementos que devem nortear a comunicação. “Hoje, todas as frentes de comunicação devem ser pensadas de uma forma integrada, sejam impressas ou digitais”, explicou.

Helenice Moura destacou as mudanças que as novas mídias trouxeram à área de comunicação

A jornalista Helenice Moura encerrou a programação falando das “Novas Mídias” e de como a instituição deve se comportar no mundo digital. “Vivemos a era da sociedade conectada. Para cada tipo de público, é necessário um tipo de trabalho diferente dentro da mídia social”, sentenciou. Ela também destacou a importância do constante monitoramento. “Quando a gente fala de redes sociais estamos falando de diálogo, então acompanhar a responder aos comentários nas postagens é fundamental”, recomendou.

A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, encerrou o primeiro dia do Seminário

A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da integração dos profissionais. “Somos todos Coren. Somos todos Cofen. E temos que aproveitar esta oportunidade para trocar experiências e informações”, finalizou.