Coren-SP e Cremesp empossam, em parceria, Comissões de Ética na zona norte de São Paulo

Em continuidade ao seu trabalho em prol do exercício ético da enfermagem no estado de São Paulo, o Coren-SP realizou a posse da Comissão de Ética de Enfermagem da Supervisão Técnica de Saúde da Vila Maria/Vila Guilherme, na zona norte da capital, nesta quarta-feira (8/3), em um evento em parceria com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), que na ocasião empossou duas Comissões de Ética Médica, uma referente à rede assistencial da região e a outra ligada ao Pronto Socorro Municipal Vila Maria Baixa.

Durante a mesa de abertura, a presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, destacou a abordagem científica dentro da enfermagem

“A parceria entre os dois conselhos tem sido fantástica. Temos que buscar a união de forças favoráveis ao mesmo objetivo, que no nosso caso é o de cuidar de pessoas”, destacou a presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, durante a mesa de abertura da solenidade.

Os componentes da mesa ao lado dos membros de comissões de ética de enfermagem e médica empossados durante a cerimônia

A presidente do Coren-SP também destacou a importância de a enfermagem buscar sempre o conhecimento científico. “Temos que exercer o cuidado centrado na ciência, sem nos descuidarmos, é claro, do lado humano”, pontuou.

Fabíola de Campos Braga Mattozinho e Ildefonso Márcio de Oliveira ao lado dos membros da Comissão de Ética de Enfermagem que tomaram posse

Além da presidente do Coren-SP e do conselheiro do Cremesp, João Ladislau Rosa, que também é superintendente da rede assistencial da supervisão de saúde da Vila Maria/Vila Guilherme, a mesa de abertura do evento foi composta por José Mauro Del Roio Correa, coordenador de saúde da coordenadoria regional de saúde norte; Antonio Augusto Leporace, diretor do distrito de saúde Vila Maria/Vila Guilherme; Elizabeth Akemi Nishio, coordenadora das diretoras de enfermagem das unidades afiliadas da SPDM e Nelza Akemi Shimidzu, diretora clínica.

Comissão organizadora do evento e profissionais de saúde

O conselheiro do Coren-SP, Ildefonso Márcio Oliveira da Silva, também representou a autarquia durante a cerimônia de posse.

A região da Vila Maria e Vila Guilherme possui, na rede municipal, um total aproximado de 500 profissionais de enfermagem e 280 médicos.

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEEs são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique AQUI.

Manual

O “Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo“, elaborado pelo Coren-SP, é um guia completo sobre a formação e diretrizes  de atuação. Ele pode ser acessado online, gratuitamente.