Coren-SP e Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen visitam o SAMU de São Paulo

O Coren-SP e a Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) fizeram uma visita técnica conjunta à sede administrativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de São Paulo na última quinta-feira (18/1), que conta com 122 ambulâncias em sua estrutura e possui a maior central de regulação de serviços e urgência e emergência do Brasil.

Gilson Hanszman (RJ), Eduardo Fernando de Souza (SP), Maristela Uta Nakano, Marisa Aparecida Malvestio e Marcos Aurélio Fonseca (SE)

O Conselheiro Eduardo Fernando de Souza, que também é membro da Comissão do Cofen, representou o Coren-SP. Os enfermeiros Gilson Hanszman (RJ) e Marcos Aurélio Fonseca (SE) representaram a Comissão Nacional de Urgência e Emergência. “Conhecer in loco a realidade dos enfermeiros que atuam no Atendimento Pré-hospitalar demonstra a importância da categoria na Rede de Atenção às Urgências, assim como a necessidade da valorização profissional e de legislações atualizadas”, explicou Eduardo Fernando.

O destaque da visita ao SAMU 192 de São Paulo foi a Central de Regulação do serviço, que é a maior do país e é informatizada

Durante a visita eles conheceram um pouco da logística e da estrutura do SAMU de São Paulo, guiados por Marisa Aparecida Malvestio, coordenadora de enfermagem do SAMU de São Paulo, participante da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Urgência, Emergência e Atendimento Pré-hospitalar do Coren-SP.

Um dos destaques da visita foi a Central de Regulação do SAMU, que possui um sistema informatizado para a classificação das chamadas. Os visitantes também tiveram uma breve conversa com a médica Maristela Uta Nakano, coordenadora do serviço.

O Coren-SP e a Comissão Nacional de Urgência e Emergência também fizeram visita técnica ao serviço de atendimento aeromédico da Polícia Militar de São Paulo, onde foram recebidos pelo Sargento Rogério

Depois de visitar o SAMU de São Paulo, o grupo conheceu o atendimento de enfermagem do Serviço Aeromédico do Grupamento de Rádiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GrPAe-PMESP ), “Águia”, no Campo de Marte, na zona norte da capital. Lá, eles se aprofundaram nos detalhes da função exercida pelo enfermeiro no Serviço Aeromédico, atendimento realizado com o auxílio de helicópteros.

Reunião na sede do Coren-SP

Já nesta sexta-feira (19/1), a Comissão de Urgência e Emergência do Cofen fez uma reunião na sede do Coren-SP, onde recebeu as boas vindas do vice-presidente da autarquia, Cláudio Silveira, e dos conselheiros Eduarda Ribeiro, primeira-secretária, e Paulo Cobellis Gomes, segundo-secretário. “Demos as boas-vindas à Comissão considerando a grande relevância do tema urgência e emergência para a enfermagem”, disse Cláudio.

O vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira e membros da diretoria da autarquia deram as boas vindas à Comissão de Urgência e Emergência do Cofen

Durante a reunião o grupo discutiu tópicos como o calendário de atividades para 2018, o andamento da proposta de Suporte Intermediário de Vida (SIV) junto ao Ministério da Saúde, o papel do enfermeiro na regulação de serviços de urgência e emergência e debateu sobre enfermagem em práticas avançadas.

“Para nós, da Comissão, fazer essas reuniões descentralizadas no regional é muito importante, pois esse trabalho em parceria entre o Cofen e o Coren-SP mantém a unidade do sistema e ainda possibilita conhecer a realidade local”, finalizou o Conselheiro Federal Luciano da Silva, coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência.