Conselhos Regionais de Enfermagem e de Farmácia de São Paulo discutem ações integradas em prol dos profissionais

O vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, participou nesta quarta-feira (4/4) de uma reunião com o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), Marcos Machado Ferreira, para tratar de ações conjuntas.

Cláudio Silveira, vice-presidente do Coren-SP (à esq.) e Marcos Machado Ferreira, presidente do CRF / Fotos: Comunicação CRF-SP

Entre as pautas abordadas está a questão da dispensação de medicamentos, com possibilidade de ações de fiscalização em parceria. “Dialogamos sobre a possibilidade de cobrarmos a obrigatoriedade da presença do farmacêutico nas instituições de saúde, desobrigando a enfermagem desta atribuição”, explica Cláudio.

Outro assunto tratado na reunião foi os ambulatórios e hospitais penitenciários, no sentido de encaminhar ofícios para as Secretarias de Segurança e Administração Penitenciária, cobrando um quadro ideal de enfermagem e farmacêuticos nessas unidades.

Também foi discutida a realização de campanhas conjuntas na mídia, visando a aproximação de ambos os Conselhos. “Nosso objetivo é desenvolver ações que tragam benefícios tanto a profissionais quanto para a população, buscando uma assistência qualificada e segura”, disse o vice-presidente do Coren-SP.

Além de Cláudio, representaram o Coren-SP na reunião o assessor Vagner Urias e a fiscal Maria Angélica Rosin, ambos da Gerência de Fiscalização. Já o CRF-SP foi representado também por Roberto Tadao Magami Júnior, gerente do Departamento Jurídico; Danyelli Marini, diretora; Luciana Canetto Fernandese, secretária-geral; e Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Junior, vice-presidente.

O Coren-SP e o CRF-SP realizarão a próxima reunião em 26/04, para definir fluxos e a viabilidade das ações.

Fotos: Comunicação CRF-SP