Conselhos de Enfermagem realizam Seminário sobre formação à distância – Coren-SP

Conselhos de Enfermagem realizam Seminário sobre formação à distância

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais convida a todos para o 1º Seminário sobre ensino técnico e de graduação à distância, que será realizado em Brasília, no dia 7 de abril. O evento busca ampliar e qualificar o debate sobre a formação EaD em Enfermagem e suas implicações para a Saúde Coletiva. “A Enfermagem exige habilidades teórico-práticas que não podem ser desenvolvidas sem o contato direto com o ser humano. Entendemos que a formação EaD é um atentado à Saúde Coletiva”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Desde 2011, todos os Conselhos profissionais firmaram posição contrária EaD para a formação de profissionais de Saúde. A modalidade é admitida na formação continuada, e em algumas disciplinas do curso presencial, podendo chegar a 20% da carga horária.  

O Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade EaD. Apresentado pelo deputado Orlando Silva (PC do B – SP), o projeto já recebeu parecer favorável da comissão de educação.

O Seminário, aberto a profissionais, acadêmicos, e demais interessados, será realizado de 9h às 18h, no auditório da OAB Nacional. Não é necessária inscrição prévia.

1º Seminário sobre ensino técnico e de graduação à distância do Sistema Cofen/Conselhos Regional

Data: 7 de abril de 2016 (terça-feira)
Local:  Auditório da OAB Nacional – Brasília (SAUS Quadra 5 Lote 1 Bloco M)
 

Programação Completa

9h as 10h: Cerimônia de Abertura: Palavra do Presidente do Conselho Federal de Enfermagem: Manoel Carlos Neri da Silva

Conferência “POLÍTICA E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA VISÃO DO GOVERNO FEDERAL”

PALESTRANTE: Jean Marc Georges Mutzig -Diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – DED/CAPES, responsável pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB.

10h as 12h: Mesa Redonda: Possibilidades e desafios na formação da Identidade do profissional de Enfermagem no Ensino a Distância

Expositor: Claudia Maffini Griboski. Diretora de Avaliação da Educação Superior – DAES

Debatedores:

Rosali Isabel Barduchi – Professora Titular da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Enfermagem

Zilamar Costa Fernandes – Assessora Técnica da Presidência e Coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica

Maria José Evangelista – Assessora Técnica do Conselho Nacional dos Secretários da Saúde

Valdelize Elvas Pinheiro – Coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Cofen

INTERVALO ALMOÇO

14h às 14:30h  DADOS DA FORMAÇÃO EAD EM BACHAREL EM ENFERMAGEM

Expositor: Dorisdaia Carvalho de Humerez – Conselheira Federal do Cofen e avaliadora ad hoc de Cursos de Graduação e Institucional no Sinais/ Inep/MEC. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo; professora  aposentadA da Universidade Federal de São Paulo

14:30h às 16h Mesa Redonda:  Condições do Ensino à Distância para formação de Profissionais de Enfermagem e posição do Conselho Federal e Regionais de Enfermagem na defesa dos direito à saúde segura da população.

Expositor: Heider Aurélio Pinto – Secretário de Gestão de Trabalho e da Educação na Cofen/Conselhos Regionais

Debatedores:

Walkirio Costa Almeida – Conselheiro Federal do Conselho Federal de Enfermagem e Coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização

José Vitor Jankevicius. Doutor em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo; professor aposentado da Universidade Estadual de Londrina. Avaliador de Cursos de Graduação e Institucional no Sinais/ Inep/MEC.

Carlos Rinaldo Nogueira Martins – Doutor em Educação pela Universidade Federal deUberlândia – MG, professor da Universidade Federal do Amapá em Ética e Educação.

16h Coffee Break

16h as 17h Abertura para discussão/debate com participação dos presentes.

17h as 18h – SINTESE DOS RESULTADOS/DISCUSSÕES/DECISÕES PARA ENCAMINHAMENTOS – Acompanhamento e anotações – Membros das Câmaras Técnicas do Cofen CTEP/CTAS/CTFIS/CTLN – Manifesto de Brasília – Cofen 2016