Conselheira realiza palestra na Maternidade de Campinas sobre avanços e desafios da enfermagem

A conselheira Rosana Garcia fez palestra com o tema “Enfermagem no século XXI: avanços e desafios” durante o III Encontro de Coordenadores, supervisores e enfermeiros da Maternidade de Campinas, realizado nesta terça-feira (11/7).

O encontro foi um momento de reflexão sobre os atuais desafios para Enfermagem frente aos cortes de recursos federais no sistema de saúde e o impacto para os serviços públicos e privados e repercussão para Enfermagem.

“Foi um momento de valorização da equipe de enfermeiros da Maternidade de Campinas, que possui uma série histórica de partos realizados por enfermeiras obstetras”, disse Rosana. Em 2015, a enfermagem conduziu  77% dos partos na instituição. Já em 2018, houve um aumento, chegando a 88%. A taxa de episiotomia caiu (2016 era 34% e em 2017 foi de 24%). A taxa de recém-nascidos amamentados na primeira hora de vida  foi de 93% em abril deste ano.

 “Os avanços envolveram todo um trabalho em equipe e demonstraram que esta equipe de enfermagem é  um exemplo de profissionais que lutam por uma assistência  de qualidade”.

Estiveram presentes no encontro a enfermeira obstetra Erli Marques, RT da instituição, e os médicos Carlos Ferraz, administrador da unidade, e Luciano Lobo.