Comissão de Urgência e Emergência define proposta de Suporte Intermediário de Vida

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen definiu, quinta-feira (1°/9), uma proposta de Suporte Intermediário de Vida – SIV a ser apresentada à plenária do Cofen e ao GT de Atenção Especializada do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems.

Proposta de Suporte Intermediário à Vida será levada aos secretários de Saúde, por meio do GT hospitalar do Conasems

“O Suporte Intermediário à Vida já existe no campo factual. A proposta vem ao encontro da realidade, consolidando a existência formal do SIV e possibilitando melhoria no atendimento à população, com ampliação do acesso”, explica o conselheiro federal Luciano Silva.

“Será importante a apresentação, pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen, dos dados quanti-qualitativos referentes aos locais onde já funciona, na prática, o SIV, contribuindo para viabilizar uma pactuação na comissão inter gestora tripartite”, afirmou Denise Rinehard, assessora técnica do Conasems, que participou da reunião.

A comissão nacional foi estabelecida em maio, a partir de Grupo de Trabalho em atuação no Coren-SP, com convite a especialistas de outras regiões do Brasil, de modo a refletir a realidade da Urgência e Emergência no país. Integram a comissão os enfermeiros Sérgio Martuchi (SP), Eduardo Fernando de Souza (SP), Gilson Hanszman (RJ), Marcos Aurélio Fonseca (SE), Marisa Malvestio (SP), Luciano Silva (Cofen), João Carlos da Silva (RS).