Comissão de Ética de Enfermagem do CAISM Água Funda toma posse

Em prosseguimento à política de fortalecimento da atuação das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE), o Coren-SP empossou nesta terça-feira (5/4) a CEE do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) Água Funda, instituição do governo estadual na zona sul da capital.

Os conselheiros Paulo Cobellis Gomes e Osvaldo de Lima Júnior palestram aos profissionais do CAISM Água Funda

Os conselheiros Paulo Cobellis Gomes e Osvaldo de Lima Júnior representaram a autarquia durante a cerimônia e palestraram sobre as CEE a enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.

Paulo Cobellis, coordenador das CEE do Coren-SP, destacou a importância das conciliações entre profissionais de Enfermagem: “A maioria das denúncias éticas que chegam ao Conselho são conflitos de profissional contra profissional. São questões que deveriam ser resolvidas dentro das próprias instituições.”

Os conselheiros com os profissionais de Enfermagem do CAISM que assistiram à palestra

A mudança de postura da categoria também foi frisada pelos conselheiros. “Temos que ser a mudança que queremos nos outros. Temos que começar a observar o podemos mudar em nosso ambiente de trabalho”, explicou Osvaldo.

Os conselheiros PAulo Cobellis Gomes (esquerda) e Osvaldo de Lima Júnior (direita) com a presidente da CEE recém-empossada, enfermeira Ligia Leonel Dias

Sobre as Comissões de Ética

Delegadas pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e formadas por profissionais das próprias instituições, as CEE exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da Enfermagem. Mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE podem ser obtidas clicando aqui.