Assedio moral é tema de palestra no Hospital de Urgências de Guarulhos

O Coren-SP fez uma palestra sobre  “Assédio Moral” no Hospital de Urgências de Guarulhos, com o objetivo de orientar a enfermagem a lidar com situações deste tipo. O segundo-secretário da autarquia, Marcus Vinicius de Oliveira, falou aos profissionais na tarde desta quarta-feira (8/2) sobre relacionamento interpessoal e questões comportamentais, tendo a ética como base de sua abordagem. “Á saúde é uma área multiprofissional, então é preciso dar atenção à qualidade do relacionamento interpessoal e à comunicação entre a equipe”, frisou.


Segundo-secretário do Coren-SP alertou a equipe de enfermagem do Hospital de Urgências de Guarulhos sobre o problema do assedio moral

Foi destacado que o assédio é caracterizado pela repetição e pela sistematização de um comportamento hostil entre colegas de trabalho. “São atitudes e comentários que atingem a autoestima e a segurança de um indivíduo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência. Essa violência psicológica coloca em risco a saúde do trabalhador, provoca adoecimento físico e mental e, em casos extremos, pode levar ao suicídio”, alertou.

Os profissionais foram alertados sobre a importância de denunciar o ocorrido, tendo em vista que o assédio moral constitui uma infração ética, prevista no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. O COREN-SP atua como instância tanto para a mediação desses conflitos, como também na apuração de denúncias no que tange a conduta ética dos profissionais de Enfermagem. Acesse aqui o canal para denúncias.