Anima São Paulo: Coren promoverá aula prática de Primeiros Socorros em Parada Cardíaca (RCP) no Ibirapuera

O Coren-SP encerra no dia 31 de maio as atividades da Semana da Enfermagem 2017 e presenteia a população com uma aula prática de Primeiros Socorros em Parada Cardíaca (RCP). O “Anima São Paulo” será realizado no Parque Ibirapuera (Praça da Ponte de Ferro, portão 10), das 8h às 14h. O evento é aberto a todos e a participação é gratuita.

Para celebrar a Semana da Enfermagem, o Coren-SP lançou a campanha “Enfermagem Faz Parte da Vida”, com o objetivo de mostrar para a sociedade a importância dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem em todos os momentos, 24 horas por dia ao lado dos pacientes. O “Anima São Paulo” será um momento de interação entre os profissionais e a sociedade, por meio de aulas práticas gratuitas de ressucitação cardiopulmonar, com bonecos de simulação, mostrando como lidar com vítimas de ataques cardíacos. Haverá também exposição de uma ambulância de treinamento do SAMU e atividades físicas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de óbitos no país. Foram responsáveis por 3.153.175 mortes entre 2004 e 2013. Cerca de 52% dos óbitos ocorrem antes de a vítima chegar ao hospital ou de receber pré-atendimento. Estudos também indicam que o tempo entre a chamada e a chegada da equipe de resgate ao local da emergência é de alguns minutos. Ou seja, nestes primeiros instantes após o colapso as chances de sobrevivência da vítima estão nas mãos de pessoas “leigas”. Em todo o mundo, as estatísticas comprovam que uma comunidade devidamente treinada aumenta em 50% as chances de sobrevivência das vítimas de acidentes cardiovasculares.

O evento é uma realização do Coren-SP em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Confirme presença no evento do Facebook e compartilhe essa ideia!