Alunos das Faculdades Oswaldo Cruz debatem a história da Enfermagem

A história da Enfermagem e a importância da Ética e da política na evolução da categoria foram os temas centrais da palestra promovida pelo Coren-SP, nesta terça-feira (17), nas Faculdades Oswaldo Cruz, na capital.

Vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, durante palestra nas Faculdades Oswaldo Cruz.

Durante o encontro com os alunos da instituição, o vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva resgatou a história de formação dos conselhos. “A ideia dos profissionais de Enfermagem era criar um sindicato que representasse os interesses da categoria. Mas estávamos no período da ditadura militar, o governo incentivou a formação de Conselhos, que eram um instrumento para fiscalizar os trabalhadores. Por isso, muitos tinham receio”, explicou aos alunos.

Alunos de Enfermagem da instituição atentos à palestra sobre a história e as evoluções da categoria ao longo dos anos

Dias da Silva destacou a expansão desenfreada dos cursos de Enfermagem no país nos últimos anos, bem como as deficiências na formação dos profissionais em instituições que não valorizam o ensino teórico, quanto à técnica. “Na década de 70, tínhamos cerca de 250 turmas de Enfermagem abertas no país. Hoje são mais de 800”, expôs.

No final do encontro, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas e debater com o palestrante.