Abertas as inscrições para o ‘Encontro de enfermagem na área materno-infantil’

Evento será na Baixada Santista e visa sensibilizar os profissionais de enfermagem sobre os indicadores de mortalidade maternos e perinatais na região, que estão entre os maiores do Estado

O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde da Mulher do Coren-SP, em parceria com profissionais de saúde dos setores público municipal, estadual e da rede privada da Baixada Santista, organiza o ‘Encontro de enfermagem na área materno-infantil da Região Metropolitana da Baixada Santista’, que será realizado no dia 14 de junho (quarta-feira), na sede da Diretoria Regional de Saúde (DRS) IV, em Santos, no período da manhã.

Com o objetivo de sensibilizar os profissionais de enfermagem sobre os indicadores de mortalidade maternos e perinatais, o evento visa contribuir para a diminuição da mortalidade materna e infantil, que registra altos índices na região, que registrou uma taxa de 67,2 (em cem mil) em 2015, enquanto a média estadual foi de 43,6.

 “O desafio de diminuir a mortalidade materna e infantil é grande, pois depende de políticas públicas abrangentes e da participação da sociedade como um todo na busca pela melhoria no acesso aos serviços de saúde e na qualidade da assistência no pré-natal, parto, nascimento e acompanhamento do bebê”, explica a enfermeira Sandra Regina Neves Cason, coordenadora do GT de Saúde da Mulher do Coren-SP.

O evento é gratuito e está com as inscrições abertas, no Portal Coren-SP. Participe!

Programação

8h – Credenciamento (Welcome Coffee)

8h30 – Abertura Oficial

Fabíola de Campos Braga Mattozinho – Presidente do Coren-SP.

Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo – Conselheira e Coordenadora da Câmara Técnica do Coren-SP.

Sandra Regina Neves Cason – Membro da área técnica da Saúde da Mulher do estado de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher do Coren-SP.

9h – Indicadores regionais

Palestrante: Patrícia Amorim Teixeira

9h20 Pré-natal na Atenção Básica

Palestrante: Bruna Renó

9h40  Pré-natal de alto risco

Palestrante: Cláudia Valéria Chagas de Siqueira

10h – Atendimento em unidade extra-hospitalar (Centro de Parto Normal)

Palestrante: Márcia Carneiro Saco

10h20 Mudança de modelo assistencial à mulher no processo de parturição em centro obstétrico

Palestrante: Anatália Basili

11h – Cuidados no puerpério imediato: mãe e recém-nascido

Palestrante: Ivanilde Rocha

11h30 – Discussão

12h00 Encerramento