A valorização do profissional de Enfermagem é ressaltada em evento na Alesp

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), por meio do Núcleo de Avaliação Estratégia (NAE), realizou, segunda-feira (16), em comemoração à Semana de Enfermagem, ato solene em homenagem à categoria. O Coren-SP foi representado, na ocasião, pelo conselheiro Cláudio Luiz da Silveira. Participaram, ainda, representantes do Cofen, deputados e outras autoridades.

O conselheiro do Coren-SP, Cláudio da Silveira

A dedicação, o conhecimento técnico e o grande valor humano da categoria, que permanece 24 horas ao lado paciente e é responsável por mais de 50% da mão de obra da área da saúde foram pontos destacados durante a cerimônia. Outro assunto que predominou durante o evento foi a questão da Educação a Distância. “A Enfermagem é uma ciência. É a arte do cuidar, que necessita de atualização constante, até porque o mercado exige isso. E essa prática tem como essência o toque, a troca de olhares, o contato com o paciente, até para que o profissional possa entender suas necessidades básicas. Isso não pode ser feito a distância”, destacou o conselheiro Cláudio da Silveira. 

Luiza Dal Ben, Alice Rainha, Sarah Munhoz, o conselheiro Cláudio da Silveira e os conselheiros federais Dorisdaia Humerez e Luciano da Silva

O conselheiro federal Luciano Silva, que representou o Cofen na solenidade, reafirmou a posição do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem contra a formação por EaD, destacando a importância do contato presencial para a formação humanística e teórico-prática dos futuros profissionais. “A essência do cuidar só temos com o ensino presencial”, ressaltou.

O Coren-SP já solicitou à Comissão de Saúde da Alesp – e deve ser realizada em junho – audiência pública para discutir as questões do EaD na Enfermagem.

Exposição “A Indumentária do Cuidar” do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery

Após a solenidade, houve a abertura da exposição “A Indumentária do Cuidar: símbolo de identidade da enfermagem brasileira no período de 1890-1942”, organizada pelo Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN).  A mostra apresenta os trajes utilizados pela categoria, ao longo das décadas, e pode ser conferida até 20 de maio, das 9h às 19h, no hall Monumental da Alesp. 

As escolas podem agendar visitas pelo telefone (11) 3886-7338 (falar com Juliana)