2º Encontro de Atualização em Segurança do Paciente aborda olhares diversos sobre o tema

2º Encontro de Atualização em Segurança do Paciente aborda olhares diversos sobre o tema
Comunicação Coren-SP
28/11/2017

O Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, sediou a segunda edição do Encontro de Atualização em Segurança do Paciente, promovido pelo Grupo de Trabalho de Segurança do Paciente do Coren-SP, em conjunto com a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebranesp) e pela ABEn-SP. O evento aconteceu nesta segunda-feira (27) e contou com a participação de centenas de profissionais de enfermagem.

Auditório da universidade recebeu centenas de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e também estudantes

 

Durante a mesa de abertura, o primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinícius de Lima Oliveira, propôs uma reflexão aos presentes, enquanto realizam a assistência: “Enquanto profissionais, estamos tranquilos de que todos os atos praticados pela segurança do paciente estão sendo realizados da melhor maneira possível?”. Liliane Bauer Feldman, representante do grupo de trabalho e da Rebraensp, reforçou que a segurança depende da participação de todos os envolvidos na assistência.

Marcus Vinícius de Lima Oliveira (Coren-SP), Liliane Bauer Feldman (Rebraesnp e ABEn-SP), Maria Inês Nunes (Centro Universitário São Camilo) e a aluna da EEUSP, Mariana

 

O evento foi dividido em mesas redondas multiprofissionais, que contaram com a discussão de trabalhos acadêmicos, apresentação de experiências compartilhadas pelos palestrantes e discussão de possíveis caminhos e alternativas para problemas comuns.

 

Os reflexos da segurança na atenção básica foram abordados por Aurilucia Leite, Marisa Beraldo (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) e Carla Patrícia Grossi, com a moderação de Daniela Rebouças

 

Atuação sobre gestão de risco nas instituições hospitalares foram exemplificadas por Adriana Pereira (Hospital Albert Einstein), Erika Fabris (Hospital Sírio-Libanês) e Renata Soares (Rede Sentinela), com mediação de Tania Chapina (HCor)

 

Comportamento da equipe de saúde e conciliação de conflitos foram abordados por Renato Sacerdote (Resolva Mediação) e Maria de Jesus Harada (Rebraensp), mediados por Rosali Monteiro da Silva

 

A participação do próprio paciente e seus familiares no cuidado, com a adoção de medidas simples que fazem a diferença no cuidado, foi apresentada na mesa redonda da qual participaram Camila Lorenz (Rede Santa Catarina) e Denise Kusahara (Unifesp), mediadas por Luisa Watanabe Dal Ben (Rebraensp)

 

Dentre as ações abordadas, é notável que a execução de um trabalho sem situações de violência e com a adoção de protocolos de trabalho favorece a segurança do paciente.

Durante o evento, foram apresentados também cartaz e uma versão de bolso do manual Uso Seguro de Medicamentos, elaborados pelos integrantes do grupo de trabalho de segurança do paciente. Ambos materiais estão sendo distribuídos para as instituições de saúde do estado, para que sejam instrumentos facilitadores na assistência.

 

Integrantes do grupo de trabalho de Segurança do Paciente e palestrantes do evento