Eleições 2012: 5,8 mil profissionais de Enfermagem se candidataram em todo Brasil

A categoria dos profissionais de Enfermagem teve 3.164 enfermeiros e 2.650 técnicos e auxiliares de enfermagem como candidatos aptos às prefeituras e às Câmaras Legislativas de todo o País em 2012. Deste total, sem considerar os eleitos para o cargo de vereador, foram eleitos para prefeito 29 enfermeiros e 10 técnicos/auxiliares de enfermagem.

Em comparação com outras categorias de saúde, a Enfermagem teve uma boa representação. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os médicos tiveram 3.078 representantes, os psicólogos 558 e os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais 604 candidatos.

Na categoria dos enfermeiros, o estado com maior número de candidatos foi São Paulo, com 627, seguido de Minas Gerais com 464 e Paraná com 199; Roraima foi a unidade com o menor número de representantes Enfermeiros, com apenas 4 candidatos.

Apesar do número de profissionais de enfermagem candidatos ser um número expressivo, a representação da categoria ainda é pequena se comparada ao quantitativo total de profissionais em todo o país. No Brasil, existem 1.856.683 inscritos (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem). Em comparação com o quantitativo de candidatos que se elegeram, a representação equivale a pouco mais de 0,3% em relação a todos os inscritos.

Nesse cálculo, os dados ainda indicam que os técnicos de enfermagem, apesar de serem a maior força de trabalho da Enfermagem, ainda possuem menos candidatos do que a categoria dos enfermeiros.

Assim, de acordo com os dados do TSE, a quantidade de candidatos às prefeituras também é tímida. Fazendo-se um comparativo com o universo total dos profissionais de Enfermagem, a representação poderia ser ainda bem maior, o que, consequentemente, faria com que a Enfermagem tivesse mais engajamento político nas decisões governamentais.

Confira abaixo a tabela com os candidatos da categoria de Enfermagem eleitos para as prefeituras (dados fornecidos pelo TSE):