Registro de atendentes de Enfermagem

Registro de Atendentes de Enfermagem

É IMPRESCINDÍVEL A APRESENTAÇÃO DO ORIGINAL E CÓPIA SIMPLES DE TODOS OS DOCUMENTOS ABAIXO RELACIONADOS:

Primeiro Registro – para profissionais que não possuem autorização concedida.

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - na qual conste contrato de admissão como Atendente de Enfermagem anterior a 26 de junho de 1986;
  • Documentos - conforme descrito no item Renovação de Registro abaixo.

Renovação de Registro – para profissionais que já possuem autorização concedida (ativa ou cancelada).

  • RG - Registro Geral - documento preferencial para identificação.

Na impossibilidade de apresentar o RG (Registro Geral) será analisado documento substitutivo válido (ver data de validade impressa no documento).

Documentos substitutivos sujeitos à análise: Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional.

  • RNE - Registro Nacional de Estrangeiro, para profissionais estrangeiros residentes no Brasil;
  • CPF - Cadastro de Pessoa Física (caso o número não conste no RG);
  • Título de Eleitor - para brasileiros ou naturalizados;
  • Comprovante de Votação - da última eleição civil: federal/estadual ou municipal (primeiro turno e segundo turno se houver);

ATENÇÃO: A justificativa eleitoral não vale como quitação e, portanto, não será aceita. Neste caso, deverá ser apresentada a Certidão de Quitação Eleitoral, emitida em qualquer cartório eleitoral ou através do site do Tribunal Superior Eleitoral (clique aqui).

Em casos de falta dos comprovantes de votação ou ausência na eleição, deverá apresentar Certidão de Quitação Eleitoral.

A data de emissão da Certidão de Quitação Eleitoral deve ser posterior ao término da última eleição.

  • Certidão de Nascimento ou Casamento - com averbação quando houver (de separação, divórcio, óbito, etc.);
  • Quitação Militar – Alistamento Militar, Dispensa de Incorporação, Reservista ou Carteira de Identidade Militar: em dia com o serviço militar, para brasileiros e naturalizados (obrigatório para o sexo masculino até 45 anos);
  • Comprovante de Residência - com CEP e data de emissão recente (1 (um) comprovante emitido no período dos últimos 6 meses e não é necessário o comprovante estar no nome do profissional);
  • Foto 3x4 –
    • Sede (Alameda Ribeirão Preto, 82 – Bela Vista – São Paulo - SP) e subseções Campinas, Santo André, Guarulhos e Osasco e NAPE Santo Amaro: não é necessário a apresentação de foto (informações clique aqui).
    • Demais unidades: uma foto colorida, recente, com fundo branco e sem uso anterior (anotar nome completo no verso). A foto deve estar de acordo com as especificações descritas no site do COREN-SP no menu opção Documentos – Qualidade Fotográfica (clique aqui).

               ATENÇÃO: não serão aceitos protocolos de solicitação de documentos, protocolos de segunda via de documentos e documentos de identidade com validade expirada.

  • Valor da taxa de autorização: R$ 251,40 (válida para 2017).
  • Valor da taxa de Correios (AR) para envio da carteira (opcional): R$ 10,40 (valor da taxa administrado pelos Correios).
  • O pagamento das taxas pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou por net banking (internet).
  • Prazos:
    • Ativação do número de Autorização no site do COREN-SP:
  • No dia da solicitação ou até 3 (três) dias úteis da data de solicitação da autorização, conforme opção do profissional.

  • Retirada da Carteira de Identidade Profissional do COREN-SP, conforme o local em que a solicitação da autorização for realizada:
    • Sede – São Paulo: no dia da solicitação ou até 3 (três) dias úteis da data de solicitação da autorização, conforme opção do profissional.
    • Subseções: após 30 (trinta) dias da data de solicitação da autorização.
  • Envio da Carteira de Identidade Profissional do COREN-SP pelos Correios (AR) (caso o profissional não retire a carteira na sede ou subseções):
  • Até 30 (trinta) dias da data de solicitação da autorização.

“A ativação do número da autorização habilita o profissional ao exercício da profissão no Estado de São Paulo na categoria de Atendente.”

“Com a ativação do número da autorização estará disponível no site do COREN-SP a Certidão de Cadastro, documento oficial hábil para comprovar a autorização até que a Carteira de Identidade Profissional possa ser retirada ou entregue.”